segunda-feira, maio 10, 2004

OS JORNAIS NO WC, O MISTÉRIO BRUNO PAIXÃO E A PROPOSTA DE SITE

Preâmbulo: não querendo alongar-me em pormenores sobre a matéria que faz parte deste preâmbulo, tenho de confessar-vos que sou um daqueles gajos que não prescinde da companhia do jornal/revista quando tem de ir à casa de banho. Chega a ser-me indiferente qual a publicação que me acompanha, embora não esconda a preferência de leituras mais fúteis para acompanhar o acto: no trabalho, não dispenso uma espreitadela ao 24 Horas; em casa dos meus pais são as Caras e afins; em minha casa, regra geral, recorro a jornais já lidos e relidos (BOLA e PUBLICO, sobretudo) que durante aquele pequeno espaço temporal vivido no WC me proporcionam a leitura de textinhos mais pequenos e aparentemente desinteressantes que, na maioria das vezes, nos passam ao lado.

Pronto... feito o preâmbulo, já posso passar ao que me fez aqui vir «postar» um textinho. Na minha mais recente visita ao WC, dei por mim a ler ‘na diagonal’ as crónicas da Liga de Honra da edição de hoje d’A BOLA. E eis senão quando os meus olhos se detêm na crónica do jogo União-Desp.Chaves, partida aparentemente medonha, com arbitragem a condizer do sublime, mágico, titânico, Bruno Paixão. E reparem bem como até numa crónica de quatro curtos parágrafos, o «escriba» de serviço se viu na contingência de preencher dois deles com a apreciação ao desempenho do referido árbitro.

Atentem bem na prosa: «(...) Os jogadores mereciam melhor prémio mas Bruno Paixão resolveu estragar a festa. Primeiro ao invalidar um golo ao União por pretenso fora-de-jogo de Cícero e depois ao não assinalar duas grandes penalidades a favor dos flavienses, já na segunda parte. Quando nada o fazia prever, o árbitro acabou por ser o protagonista do encontro. Para além dos lances já descritos, Bruno Paixão cometeu mais uma série de erros só que sem influência directa no resultado. Fica, no entanto, o reparo ao mau trabalho de Bruno Paixão e dos auxiliares».

Apetece dizer «palavras para quê?» Mas as palavras são necessárias para reforçar a minha convicção de que estaremos, provavelmente, a ter o privilégio de assistir a uma das carreiras mais horríveis do sector da arbitragem mundial dos últimos anos. E, recorde-se, estamos a falar de um árbitro INTERNACIONAL, dos tais que ostentam as insígnias da FIFA.

Estava eu sentadinho no WC a pensar em tudo isto quando me ocorreu que seria engraçado criar um site dedicado ao homem e às suas (inúmeras) façanhas. Só com o historial de erros que acumulou e com a tentativa de desvendar o mistério da sua ascensão no panorama do apito internacional, teríamos pano para mangas. Aceitam a proposta? É capaz de dar um exercício engraçado...