quarta-feira, maio 05, 2004

O percurso

Sem querer retirar mérito ao feito alcançado pelo FC Porto nas competições europeias (já inclusivamente deixei aqui os merecidos parabéns), não deixo de constatar que na SuperLiga as coisas foram bem diferentes. O facto de estar em alta na Europa não implica obrigatoriamente que o FC Porto seja a melhor equipa a nível interno, até porque, na maior parte das vezes, quem faz carreira nas competições europeias não ganha o título no seu campeonato.

Assim, e com preciosa ajuda externa, lembro o percurso que valeu o bicampeonato aos «dragões»:
Sp. Braga (1.ª jornada) - Fora de jogo mal assinalado a Castanheira, depois de passar por Baía, era golo do empate (1-1). Terminou com a vitória do FC Porto 2-0.

U. Leiria (4.ª jornada) - Expulsão de Edson, numa possível penalidade a favor do Leiria, quando o resultado era 1-1. O FC Porto acabou por vencer 1-3.

Benfica (5.ª jornada) - Três expulsões perdoadas a jogadores do Porto (R.Carvalho-Costinha-Maniche). Ricardo Carvalho derruba Simão quando este se isolava para a baliza (26m); Costinha atinge Simão por trás em manifesta situação de colocar em perigo a integridade física do jogador (48m); Maniche pisa Petit propositadamente (74m).

V. Guimarães (6.ª jornada) - Golo mal anulado aos vimaranenses (João Tomás) , quando o resultado era de 1-1. Terminou com a vitória do FC Porto (1-2).

Boavista (9.ª jornada) - Golo mal anulado ao Boavista quando o resultado estava ainda em branco. O golo do Porto acabou por ser precedido de falta sobre Filipe Anunciação. Deco e Nuno Valente, deveriam ser expulsos por entradas violentas, sobre Duda e Fary. O FC Porto venceu por 1-0.

Moreirense (11.ª jornada) - Penalti por marcar contra o FC Porto aos 90m de jogo. O jogo termina com empate (1-1).

Marítimo (13.ª jornada) - Penalti inventado que valeu a igualdade ao FC Porto. O resultado era 1-0 e terminou 2-2.

Alverca (15.ª jornada) - Penalti por marcar contra o FC Porto com o resultado em 1-2. O segundo golo portista nasce de uma falta que não foi assinalada. Expulsão de um jogador do Alverca por simular um penalti, mas Deco caíu constantemente e nem um amarelo.

Rio Ave (16.ª jornada) - Penalti não existente aos 90m de jogo dá vitória ao FC Porto depois de dois foras de jogo mal assinalados, quando os jogadores do Rio Ave caminhavam isolados para a baliza.

Sporting (20.ª jornada) - No primeiro penalti, Baía devia ter sido expulso, assim como Deco (c/ dois amarelos) e Paulo Ferreira na segunda grande penalidade a favor do Sporting.

Académica (24.ª jornada) - Duas expulsões (Pedro Emanuel e Nuno Valente) perdoadas por entradas violentas, quando o resultado era 0-0. O FC Porto venceu por 1-0.

Belenenses (25.ª jornada) – Os dois primeiros golos foram ilegais e houve três foras de jogo mal assinalados ao Belenenses. Resultado: O FC Porto venceu por 4-1.

Nacional (27.ª jornada) – O FC Porto consegue adiar o jogo para evitar a «furia» do Nacional, que tinha acabado de travar em casa Sporting e Benfica. Não satisfeitos, Maniche protagoniza aquela que terá sido a entrada mais violenta de toda a SuperLiga.

Moreirense (28.ª jornada) – Aos 89 minutos, golo do FC Porto precedido de falta inventada (deveria, aliás, ter sido assinalada ao contrário).

Gil Vicente (29.ª jornada) - Aos 15m, Baía defende a bola com as mãos fora da area e o arbitro não assinala falta nem mostra cartão vermelho. Deco tem duas entradas violentas para vermelho e nem amarelo viu. Yuri caminhava isolado para a baliza e, como de costume, é assinalado fora de jogo. De qualquer forma, o FC Porto perdeu por 2-0.

À 32.ª jornada, o título já está totalmente garantido e os árbitros já podem trabalhar. Resultado: dois jogos=duas expulsões (Carlos Alberto e Ricardo Fernandes).

P.S. – Não deixo, no entanto, de considerar que o FC Porto ganhou este título mais por demérito dos seus mais directos adversários (Sporting e Benfica), mas de qualquer forma....