segunda-feira, março 22, 2004

Resposta ao «exercício» anterior

Achei piada ao «exercício de café» postado pelo companheiro de bancada lcalvo acerca das mais valias lagartas e lampiãs nas respectivas equipas, apesar de ser por de mais evidente que o mesmo sofre de uma enfermidade que não pode ser colocada à margem de uma avaliação isenta.

De facto, as avaliações leoninas feitas «a quente» e após uma exibição medonha que redundou numa humilhação daquelas a que o Sporting, infelizmente, nos vem habituando (estranha mania, esta, de perder sempre «em grande») , acabam por ser (por muito que não se queira) influenciadas pela (má) exibição ainda na memória.

Mas enfim... aceitando o repto lançado, debruço-me, então, sobre os considerandos que foram traçados e deixo a minha humilde opinião:

Guarda-redes - haveria matéria para longos debates, entre as virtudes e defeitos de Ricardo ou Moreira. Mas como não há tempo nem espaço para tal, cinjo-me ao evidente: é legítimo que se prefira um ao outro, mas creio ser indiscutível que são os dois BONS guarda-redes;

Defesa – recuso-me a (sequer) debater qual a melhor dupla de centrais. Na minha opinião, Polga e Beto valem sempre mais do que qualquer das duplas que o Benfica já apresentou esta época. A falta de um defesa esquerdo com um mínimo de qualidade no plantel encarnado dá, por «falta de comparência», a vitória a Rui Jorge, na comparação directa entre plantéis. Quanto ao defesa-direito (e apesar de não me cansar de repetir que, até ao momento, o Miguel AINDA não é um bom defesa-direito), ok... levem lá a bicicleta: o tipo da Zona J está a render mais do que Miguel Garcia ou Mário Sérgio;

Meio campo – Se quisermos comparar apenas – o que não me parece justo – as duplas Custódio-Rochemback e Petit-Tiago, talvez (sim, talvez...), admita que a encarnada possa ser mais completa. Mesmo assim, pelo mais diverso tipo de factores, não os trocava. Estendendo a avaliação das zonas intermediárias aos restantes jogadores que as completam, continuo a achar que a do Sporting é superior não só nos jogadores habitualmente titulares como nas restantes opções.

Ataque – concordo que o do Benfica é melhor.

Resumindo, em 11 posições em campo, talvez aceitasse para o «meu Sporting» 3 jogadores do Benfica (Miguel, Simão e Nuno Gomes). Continua a parecer-me pouco.