terça-feira, outubro 26, 2004

Washington volta a Lisboa?

Parece unânime que o Brasil é o mercado preferencial do Benfica para reforçar o quadro de jogadores em Janeiro. A Bancada já deu conta do rumor sobre Robinho, do Santos, que, no entanto, parece mais virado para rumar à Holanda (PSV).
Este sábado, e para os menos atentos, O Jogo falou sobre um avançado com nome de grande cidade e a Bancada chegou ao nome de Washington, actual melhor marcador do campeonato brasileiro, com 25 golos.
Com 29 anos, este antigo jogador do Ponte Preta chegou a estar, há alguns anitos, em Portugal a negociar com o Sporting, mas alegada lesão deitou tudo por água a baixo. A referida lesão, diga-se, tratou-se de um problema numa artéria do coração e o jogador foi operado em Novembro de 2002, valendo-lhe 400 dias de ausência dos relvados.
Agora, Washington Stecanela Cerqueira reapareceu (em grande, diga-se) no Atlético Paranaense e poderá mesmo regressar à Europa. E com o aval de Scolari...

terça-feira, outubro 19, 2004

Em grande!

A Federação Portuguesa de Futebol, nomeadamente através do presidente Gilberto Madail, acaba de emitir um comunicado sobre uma notícia avançada em primeira mão pela Bancada, nomeadamente sobre o caso Vítor Baía (ver dia 13 de Outubro). Fique a conhecer a versão da FPF
O «banco» do Benfica

O que têm em comum os últimos três jogos do Benfica (sem contar com os erros da arbitragem, claro)? Trapattoni levou sempre 3/4 jogadores de características defensivas para o banco e acabou por fazer sempre apenas duas substituições. Ora vejamos o jogo com o FC Porto: certíssimo nas substituições de João Pereira e Manuel Fernandes para as entradas de Karadas e Zahovic (poderá, porém, discutir-se o «timming» das mesmas); mas e depois? O italiano só tinha Argel, Dos Santos, Amoreirinha e Paulo Almeida. Sokota até pode ficar fora, mas e Everson? E Bruno Aguiar?
Octávio Machado é que sabe!!!

«Andamos a discutir o mesmo há 30 anos. Situações destas acontecem vezes de mais. Não há vontade em alterar o que está mal. Os culpados são os que nunca foram capazes da mudança e a cúpula de dirigentes gosta de viver neste ambiente. O folclore antes do jogo são... jogos florais. Houve coisas que ultrapassaram tudo. O futebol tem de ser modernizado. A arbitragem foi infeliz, fez sangrar a chaga já existente.»

In A Bola, de 19 de Outubro de 2004


segunda-feira, outubro 18, 2004

À parte de toda a polémica dos bilhetes estava, antes do início do jogo, o árbitro Olegário Benquerença. «Há dois campeonatos em Portugal: um dos dirigentes e outro dos jogadores, técnicos e árbitros. Eu, felizmente, faço parte deste último», apontou o juiz.

In «A Bola» de 18 de Outubro de 2004

P.S. O Benfica-FC Porto foi, sem dúvida, o espelho das eleições na Madeira...

quarta-feira, outubro 13, 2004

Vítor Baía não vai à Selecção por causa de...António Oliveira

A ausência de Vítor Baía da Selecção nacional já preencheu maior espaço na imprensa portuguesa. Mas o assunto voltou recentemente à baila, depois de o guarda-redes do FC Porto ter vindo a público pedir explicações.

Ora, a Bancada consultou várias fontes a fim de encontrar (finalmente) a verdade sobre o assunto e, ainda que não possa assegurar a 100 por cento, chegou a uma versão que talvez ajude a compreender melhor a situação daquele que já foi considerado o melhor guarda-redes da Europa.

Lembram-se do processo que António Oliveira moveu contra a FPF logo após a sua demissão do cargo de seleccionador após o Mundial-2002? Pois, asseguram-nos que Vítor Baía é testemunha abonatória de António Oliveira no referido processo, pelo que Gilberto Madaíl, que ainda ontem dizia não escolher os jogadores que vão à Selecção, simplesmente riscou o seu nome dos «convocáveis».

terça-feira, outubro 12, 2004

Rumor do momento: Robinho, jovem estrela do Santos, no Benfica em Janeiro!

domingo, outubro 10, 2004

O FC Porto entra a ganhar no próximo domingo no «clássico» com o Benfica. A polémica em torno da cedência de bilhetes só beneficia o clube do «papa». Porquê? A força daquele clube sempre foi ganhar forças com as adversidades!

P.S. - E quem se lixou com tudo isto até foram os sócios do Benfica, que se arriscam a ter ao seu lado durante o jogo de domingo os adeptos do FC Porto.

sábado, outubro 09, 2004

Gostei do empate da equipa do Scolari contra o Liechtenstein! Talvez assim comecem a abrir a pestana para certas «estranhezas» que acontecem desde que o brasileiro assumiu o comando daquela que em tempos foi a equipa de todos nós. Ok, fomos à final do Euro-2004, mas «só» isso tornou o técnico brasileiro incólume às críticas? As substituições que fez hoje são normais? Já para não falar nos convocados (vale a pena chamar Quim, quando nem sequer joga no Benfica?)...Ah! E não falo da «guerra» com Vítor Baía, que disso ele não tem culpa. Mas disso falaremos mais tarde!